Este Seminário Nacional Guimarães Rosa traz para seu interior, em um momento específico, atividades dirigidas especialmente a alunos e professores da educação básica que participarão como convidados do evento. A PUC Minas vem desenvolvendo em suas disciplinas da graduação e da pós-graduação do curso de Letras metodologias de leitura e de ensino de leitura que privilegiam a formação do leitor de literatura. Nesse momento, os alunos envolvidos nesses processos se reunirão com os jovens da Educação Básica inscritos por suas escolas para a leitura de contos de Rosa e discussão sobre eles. Espera-se, com isso, contribuir para a formação de novos leitores de literatura, e, neste caso, da obra de Guimarães Rosa.

Para essa atividade conta-se, ainda, com a expertise do professor Hélder Pinheiro, do Mestrado em Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, que há anos desenvolve relevante trabalho em pesquisas de formação de professores de literatura no programa de pós graduação daquela universidade.

As atividades dirigidas especialmente a este fim são: A roda de conversa Guimarães Rosa formando novos leitores, dirigida pelos professores Hélder Pinheiro (UFCG) Raquel Guimarães e Márcia Morais ( PUC –Minas)  e tendo como público alvo os professores da Educação Básica;  os o momentos Lendo com adolescentes e  jovens, e o Traduzindo a obra de Rosa , atividades de leitura do texto e de  tradução de aspectos literários de textos rosianos para “trabalhos manuais” ( colagem, modelagem, pintura, dobradura etc..) dirigidos por alunos da graduação e pós-graduação dos cursos de Letras da PUC Minas e da UFOP,  sob a coordenação dos professores Hélder Pinheiro ( UFCG) ,  Elzira Perpétua (UFOP) e  Raquel Guimarães e Márcia Morais ( PUC-Minas).

Serão convidadas, inicialmente, as escolas com as quais o Instituto de Ciências Humanas da PUC Minas vem construindo uma parceria para o cumprimento do Estágio Supervisionado de seus alunos. São escolas do em torno da PUC Minas no Coração Eucarístico, já frequentada por alunos dos cursos de Licenciatura.  As vagas serão limitadas para que as atividades cumpram seus objetivos.

 

 

Anúncios