O Seminário Nacional Guimarães Rosa, embora com outra abrangência e dimensão distinta, dará continuidade aos Seminários Internacionais Guimarães Rosa realizados na PUC Minas nos anos finais da década de 1990 e nos primeiros anos do século XXI, com regularidade trienal ( 1998/ 2001/ 2004).

No primeiro seminário, em 1998, estudou-se a literatura de Rosa com a ajuda da antropologia, da estilística, da filosofia, da geografia, da história, da metalinguística, da psicanálise e da sociologia. O segundo seminário, em 2001, teve como tema “Sertão: rota e roteiros.” O terceiro, ocorrido em 2004, organizou-se sob a forma de simpósios e minicursos, com o intuito de aprofundar alguns aspectos temáticos importantes da obra do autor,  tais como: Rosa leitor; raízes clássicas e populares; correspondências; aspectos transdisciplinares; traduções, dentre outros.

Por meio desses eventos, vários novos pesquisadores que viam a obra de Rosa pela primeira vez, se interessaram pelo universo rosiano e a ele se dedicaram construindo, no interior do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas, uma  reconhecida expertise nos estudos de Guimarães Rosa,  o que possibilitou a elaboração de muitas  dissertações e teses que têm/tiveram a obra do escritor como objeto de estudo. Aqueles eventos resultaram em publicações relevantes que são, ainda, muito referenciadas nos estudos recentes sobre o escritor.