COMO SE INSCREVER NAS OFICINAS

 Leia as ementas que seguem abaixo das instruções. Serão oferecidos 4 minicursos e/ou oficinas, as vagas são LIMITADAS. O número de vagas disponíveis está indicado ao final de cada ementa. Após escolher o minicurso que deseja se inscrever, envie um e-mail para o endereço: cespuc@pucminas.br

No campo assunto do seu e-mail, escreva “Inscrição” seguido do título do minicurso a que pretende se inscrever.

No corpo do e-mail, insira novamente o título do minicurso que deseja se inscrever e os seus dados: nome, instituição, e-mail, telefone  e sua categoria de inscrição no evento (ouvinte, professor pesquisador etc…).

IMPORTANTE:

Cada participante pode escolher apenas um minicurso e/ou oficina, pois todos serão oferecidos no mesmo horário.

Sua inscrição deverá, obrigatoriamente, ter sido confirmada pelo CESPUC para estar inscrito. Portanto, aguarde o e-mail de resposta confirmando ou não a sua inscrição, pois as vagas dos  minicursos e/ou oficinas são LIMITADAS.

Atualizaremos essa página quando as vagas de cada atividade se esgotar.

 

MINICURSOS E OFICINAS: EMENTAS

Primeiras Leituras com Primeiras Estórias

Bárbara Mourão (PUC Minas)

A participação do leitor na construção de sentidos do texto literário. Experimentação/demonstração da leitura literária participativa. Leitura conjunta dos contos “As margens da alegria”, “A menina de lá”, “A partida do audaz navegante” e “Os cimos”, de Guimarães Rosa. O leitor e o processo de construção de sentidos por parte do leitor.

Número de vagas restantes: 10

Carga horária: 2h

 

Oficina de narração oral: textos de Guimarães Rosa

Maria Elisa Pereira de Almeida (UFMG)

A  oralidade presente no texto rosiano. Pequenas vivências de escuta da narração oral de trechos da obra e da narração oral mesma.

Número de vagas restantes: 10.

Carga horária: 2h

 

 

Em cena com Guimarães Rosa

Hélder Pinheiro (UFCG)

A partir da leitura de contos e fragmentos de narrativas maiores, serão discutidas e sugeridas propostas de jogos dramáticos e encenações dos textos lidos. O objetivo é, a partir da oralidade  e das ações presentes nas narrativas, aproximar o leitor jovem da obra rosiana. Serão escolhidos temas que, de algum modo, despertem o interesse do leitor em formação.

Número de vagas: 13 restantes

Carga horária: 2h

 

 

 

Processos e textualidades do insólito ficcional em contos de Guimarães Rosa

Rita de Cássia Dionísio (UNIMONTES)

O fantástico. O insólito ficcional. Leitura e análise de narrativas breves de João Guimarães Rosa na perspectiva das vertentes do insólito ficcional. Reflexões sobre práticas pedagógicas de leitura literária de contos de João Guimarães Rosa que ensejam o fantástico e o insólito.

 Número de vagas: 15

Carga horária: 2h