O  Seminário Nacional Guimarães Rosa pretende verticalizar os estudos sobre três obras do escritor: Sagarana, Corpo de Baile e Grande Sertão: Veredas. No formato escolhido para o evento estão previstas uma conferência, e quatro mesas redondas.  Cada uma das mesas se dedicará a uma das obras, com três intervenções de pesquisadores de diferentes instituições e um tempo significativo para debates. A obra Grande Sertão: Veredas será tema de duas mesas. Na atividade de encerramento  será discutida, na presença do roteirista da obra para quadrinhos, o significado de sua adaptação para esta linguagem. Nesse  formato,  o que se pretende é oportunizar  discussões que propiciem o encontro de aspectos menos pesquisados da obra do escritor de modo a estimular novos estudos, motivo pelo qual o evento se dirige tanto a pesquisadores de todo país, como a alunos da graduação e da pós-graduação das instituições de ensino superior e a professores da educação básica interessados em discutir as possibilidades estéticas da obra do escritor e os caminhos para levá-la aos seus alunos.

Além das conferências e mesas redondas serão realizados, também, minicursos ministrados por alguns pesquisadores mais experientes e por outros  que concluíram suas dissertações e teses mais recentemente, possibilitando que vários jovens intelectuais  exponham seus trabalhos. Dentre eles, destacam-se aqueles que trazem uma discussão sobre a presença da literatura na escola de educação básica, especialmente a obra de Guimarães Rosa.

As sessões de comunicação, tal qual as mesas redondas, se dedicarão às três obras destacadas no evento e a experiências que tratem da leitura da obra de Guimarães Rosa nas escolas de Educação Básica. No terceiro dia do evento serão realizadas atividades dedicadas aos professores e alunos de escolas de educação básica: rodas de conversa com professores; leitura coletiva de contos de Rosa com alunos inscritos por suas escolas e apresentações artísticas e culturais preparadas especialmente para jovens e para professores interessados em divulgar a obra do escritor de Cordisburgo a seus alunos. Procura-se, assim, participar do esforço de contribuir, de modo propositivo e ativo, para a melhoria da Educação Básica no país e afirmar o papel solidário dos Programas de pós-graduação em Letras envolvidos na concepção e realização do evento com o sistema educacional brasileiro.

Público alvo:  O evento é dirigido tanto a pesquisadores de todo país, como a alunos da graduação e da pós-graduação das instituições de ensino superior e a professores da educação básica interessados em discutir as possibilidades estéticas da obra do escritor e os caminhos para levá-la aos seus alunos.

Conheça a programação geral do evento

Anúncios